Regras do Jogo

Esta página irá ajuda-lo a obter toda a informação de que necessita relativamente à Liga J. Clique nos 

ícones para aceder directamente à informação que pretende:

Registar & Seleccionar Equipa | Atribuição de Pontos | Transferências | Ganhar Créditos | Usar 

Créditos | Jornadas | Frente-a-Frente | Ligas Privadas | Actualizações estatísticas em Directo

Para definir a sua equipa, terá que se registar primeiro, completando toda a informação pedida no formulário do registo online. Pode fazê-lo utilizando o seu e-mail ou pode utilizar a sua conta do Facebook ou Twitter para proceder ao registo. 
Uma vez o registo completo, irá aceder à página de “Seleccionar Equipa”, onde poderá escolher a sua equipa.

Etapa 1: Escolha o modelo táctico em que quer jogar
Primeiro terá que escolher modelo táctico em que quer jogar, tendo como base as seguintes opções:

  • 5-4-1
    5 Defesas, 4 Médios, 1 Avançado
  • 5-3-2
    5 Defesas, 3 Médios, 2 Avançados
  • 4-4-2
    4 Defesas, 4 Médios, 2 Avançados
  • 4-3-3
    4 Defesas, 3 Médios, 3 Avançados
  • 4-5-1
    4 Defesas, 5 Médios, 1 Avançado
  • 3-5-2
    3 Defesas, 5 Médios, 2 Avançados
  • 3-4-3
    3 Defesas, 4 Médios, 3 Avançados


Etapa 2: Escolha a sua Equipa

Depois de escolher o modelo táctico em que quer jogar, deverá seleccionar uma equipa com 11 jogadores.

Cada jogador tem um preço e deve utilizar o seu orçamento inicial de 150M€ para comprar a sua equipa de acordo com as seguintes regras:

  • Escolha 11 jogadores
  • Deve escolher no máximo 3 jogadores de cada clube da 1ª liga
  • Não pode exceder o seu orçamento definido na constituição da sua equipa

Para começar a constituir a sua equipa, clique em cima da posição que o jogador ocupa dentro das 4 linhas. Irá aceder a uma lista com todos os jogadores correspondentes a essa posição. Pode ordenar por nome, clube, posição e estatísticas individuais (como por exemplo o jogador “mais popular”). Também é possível procurar os jogadores pelo nome.

Se pretender formar uma equipa rapidamente ou se não sabe que jogadores deve escolher, pode clicar no botão “Equipa Aleatória” que o sistema gera automaticamente uma equipa.

 

Etapa 3: Escolha o Capitão de Equipa

Uma vez seleccionada a equipa, terá que indicar quem será o Capitão de Equipa, que receberá pontos em duplicado pelo seu desempenho.

É possível alterar o Capitão de Equipa todas as semanas. Como com este jogador ganha pontos em duplicado, tenha a certeza que o jogador escolhido para ser o capitão de equipa joga na jornada em disputa.

 

Etapa 4: Escolha o Nome da sua Equipa

Antes de finalizar o processo de selecção da equipa, terá que atribuir um nome à sua Equipa.

Poderá escolher o nome que pretender. Tenha por favor em atenção para que o nome que decidir atribuir não seja abusivo ou ofensivo. Caso o nome escolhido seja abusivo ou ofensivo poderá levar ao cancelamento do seu registo por parte dos Operadores de Jogo.

Depois de concluídas todas estas etapas, clique em guardar. A sua Equipa está formada para poder iniciar o jogo.

NOTA: Cada utilizador apenas tem permissão para formar uma equipa. Todos os utilizadores que tiverem mais do que uma equipa correm o risco de serem desqualificados do jogo.

A atribuição de pontos é obtida tendo em conta o desempenho dos jogadores ao longo dos jogos da 1ª Liga.

Como os jogadores poderão ganhar pontos para a sua Equipa: 

 

Todos os Jogadores

  • Presença: +1pt
  • Golos: +6pts
  • Assistências +3pts
  • Cartão amarelo: -1pt
  • Cartão vermelho: -2pt

 

Guarda-redes & Defesas

  • Jogo sem golos sofridos (Guarda-redes & Defesas)*: +6pts
  • Golos sofridos: -1pt

*deverão ter jogado pelo menos 70 minutos do jogo

 

Capitão de Equipa

A pontuação adquirida pelo Capitão de Equipa é a dobrar. Contudo, isso também se reflecte na pontuação negativa, por isso escolha o seu melhor jogador.

Não se esqueça! Para ser elegível para ganhar pontos a favor da sua equipa, o jogador deverá ser um dos 11 jogadores iniciais do jogo.

 

Presença

Os pontos pela presença são para todos os jogadores que jogam desde o início (titulares) ou para aqueles que entram no jogo como substitutos.

 

Golos

Os pontos ganhos através da marcação de golos são atribuídos em tempo real. No entanto, estas actualizações de pontos em tempo real são meramente indicativas, carecendo sempre de confirmação oficial. Esta confirmação é necessária para evitar que ocorram erros. Se isso acontecer, qualquer alteração deverá ser feita num prazo máximo de 48 horas após o final do último jogo da jornada.

A decisão dos operadores de jogo em relação à atribuição de todos os pontos é definitiva.

 

Assistências

O jogador que faz o passe final para o golo, obtém pontos pela sua assistência.

As assistências são pontuadas em tempo real carecendo sempre de confirmação oficial.

A atribuição da assistência do golo é muitas vezes subjectiva. De forma a que esta atribuição de pontos seja válida, qualquer alteração relativa à atribuição de pontos de uma assistência para golo será decidida pelos Operadores de Jogo  - normalmente feita num prazo máximo de 48 horas após o final do último jogo da jornada.

Para que não haja quaisquer dúvidas, as “Assistências” não serão atribuídas nas seguintes situações de jogo: 

  • Golos marcados através de um livre ou penalty
  • Auto-Golos
  • Defesa do Guarda-redes

A decisão dos operadores de jogo em relação à atribuição de todos os pontos é definitiva.

 

Jogos sem golos sofridos

Os Guarda-redes e defesas que não sofram golos durante o jogo, recebem pontos positivos. Contudo, para receberem estes pontos, o jogador tem de jogar pelo menos 70 minutos ou mais da partida.

NOTA: Os Guarda-redes e defesas que tenham jogado os 70 minutos ou mais sem terem sofrido golos irão receber pontos, mas apenas se forem substituídos antes da sua equipa sofrer o 1º golo (Por exemplo, se o Guarda-redes for substituído aos 72 minutos do jogo e se a sua equipa sofrer um golo aos 73 minutos de jogo, ele ganha os pontos na mesma).

 

Golos sofridos

Aos Guarda-redes e defesas é-lhes atribuído 1 ponto negativo por cada golo que a sua equipa sofra, enquanto estejam em campo.

NOTA: isto inclui golos que a sua equipa sofra mesmo que possam estar momentaneamente fora do campo a receberem tratamento a uma lesão.

A única altura em que não recebem pontos negativos é quando já foram substituídos.

 

Cartões amarelos e vermelhos

Quando um jogador recebe um cartão amarelo, ser-lhe-á atribuído um ponto negativo (-1 ponto). Se forem mostrados 2 cartões amarelos (antes do cartão vermelho) ou se receber um cartão vermelho, ser-lhe-ão atribuídos 2 pontos negativos (-2 pontos).

Os guarda-redes e defesas que recebam um cartão vermelho continuarão a perder pontos pelos golos marcados contra a sua equipa após terem sido expulsos.

 

Capitães de Equipa

O jogador que seja escolhido para ser o Capitão de Equipa receberá pontos a dobrar. 

O Capitão poderá ser alterado antes do primeiro pontapé de saída de cada encontro realizado a meio da semana ou fins-de-semana.

Os pontos em duplicado atribuídos aos Capitães de Equipa são tanto para os pontos positivos como negativos, por isso tenha a certeza que o jogador escolhido para ser o capitão de equipa joga na jornada em disputa.

 

Jogadores comprados e vendidos

O total de pontos de cada equipa contabiliza a pontuação de todos os jogadores comprados ou vendidos até ao apito inicial de cada jogo. Isto significa que pode receber pontos por jogadores transferidos, mas que pontuaram antes da transferência, e/ou por jogadores comprados antes do apito inicial e que ainda não tenham jogado.

 

 

Todas as semanas, terá direito a fazer 2 transferências, que pode usar para alterar alguns jogadores da sua equipa.

Pode fazê-lo caso algum jogador se lesione, seja suspenso ou simplesmente porque um jogador não está a jogar bem.

Para fazer transferências, deverá seguir as seguintes instruções:

  • Na página “Minha Equipa”, clique em “Transferências”
  • Uma vez tendo sido carregado na página o ecrã de transferências, clique no ícone pequeno ‘X’ perto do jogador que pretende remover da sua equipa
  • Da lista de jogadores, escolha aquele que pretende para substituir
  • Clique ‘Guardar’ para finalizar a transferência

As transferências podem ser feitas a qualquer altura, mas devem ser concluídas antes do jogo começar, a fim de que o jogador escolhido possa marcar pontos naquele jogo.

É possível fazer transferências entre os jogos. Às vezes isso é interessante sobretudo quando há 2 jogadores escolhidos a jogar em dias diferentes.

Um jogador consegue fazer até um total de 17 transferências se combinar as duas transferências semanais com as quatro transferências extra (com recurso a créditos) e ainda outras 11 substituições se comprar o extra "Novo Onze". Todas estas alterações continuam a poder ser feitas entre os jogos, mas a pontuação não será atribuída aos jogadores que entrem na equipa após o apito inicial ou que já tenham jogado.

 

Alterar o modelo táctico em que quer jogar

Se pretender alterar o modelo táctico em que quer jogar, pode fazê-lo seleccionando um novo modelo na área ‘Seleccionar modelo táctico em que quer jogar’ que se encontra no topo da página.

Tenha por favor em atenção que pode ter que eliminar ou acrescentar algum jogador de uma posição que não exista neste novo Modelo Táctico em que quer jogar.

Por exemplo: se decidir alterar a formação de 4-3-3 para 4-4-2, terá que eliminar um avançado. Mas, a formação 4-4-2 dar-lhe-á espaço na sua equipa para colocar um médio extra.

 

Nota sobre remover o seu capitão

Nota Importante: Se eliminar o jogador que escolheu para ser o capitão da equipa, automaticamente o jogador que o irá substituir assumirá o cargo de capitão até escolher outro. 

Não será possível remover o Capitão depois do 1º jogo da jornada ter começado.

 

Transferências ao fim de semana

Pode fazer transferências a qualquer altura, mesmo entre jogos ao fim de semana.

Se tiver desbloqueado as transferências extra através de créditos, poderá utiliza-las na jornada ou entre jogos.

 

Encontrará no menu de topo do jogo um ícone dos “Créditos”.

Todas as semanas pode ganhar créditos que podem servir para adquirir Extras para a sua equipa (tais como transferências extra, jogadores extra, etc).

Quanto mais interagir com o jogo, mais créditos pode ganhar e consequentemente mais extras pode adquirir!

 

Pode visualizar os seus créditos na página ‘Créditos’ (também pode visualizar os seus créditos no ícone “créditos” que se encontra no menu principal).

Como pode ganhar créditos:

Créditos Semanais: Estes créditos podem ser ganhos a cada jornada

  • Ver um video: 15 créditos 
    Ganhará 15 créditos por vídeo visualizado, num máximo de 60 créditos por jornada (4 vídeos)
  • Jogador Leal: 5 créditos
    Todas as jornadas pode ganhar 5 créditos apenas se aceder à sua equipa de 2 em 2 dias
  • Mexer na equipa: 5 créditos
    Todas as jornadas pode ganhar 5 créditos se fizer uma transferência ou alterar o seu capitão de equipa
  • Desafiar para Frente-a-frente: 5 créditos
    Todos os jogadores que desafiem outro jogador para um Frente-a-Frente todas as semanas ganham 5 créditos.

 

Créditos únicos: Créditos que apenas pode ganhar uma vez

  • Fazer like na página oficial do Facebook da Liga J: 10 créditos
    Na página dos Créditos, clique no botão para fazer like no Facebook e ganhe 10 créditos. Se já fez like anteriormente, ganhará na mesma os créditos!
  • Criar a sua primeira Liga Privada: 10 créditos
    Crie a sua primeira Liga Privada com outros jogadores e amigos e ganhe 10 créditos. 
  • Créditos especiais ganhos através de Códigos Promocionais
    Ao longo da temporada, iremos proporcionar a possibilidade de ganhar mais créditos. Se ganhar, receberá um código promocional que deverá colocar na área ‘Código Promocional’ na página dos Créditos.

Se aceder à página ‘Usar Créditos’ pode utilizar os seus créditos para adquirir diversas maneiras de impulsionar a sua equipa e ganhar mais pontos.

Todas as semanas pode adquirir os seguintes extras:

 

Transferências Extra: 15 créditos (4 por semana)

Adquira transferências extra para adicionar ao número de transferências que pode fazer por semana.

São necessários 15 créditos para adquirir cada transferência adicional, num limite máximo de 4 Transferências Extra por semana.

Nota importante:

  • As transferências extra são adicionadas à 2 transferências que já tem por jornada. Não é possível passar estas transferências extra para uma nova jornada caso não as utilize.

 

Vice-Capitão: 30 créditos

Todas as jornadas é possível adquirir um vice-capitão que, tal como o seu capitão de equipa ganha pontos em duplicado. Pode escolher qualquer jogador da sua equipa para ser o seu vice-capitão, excepto o capitão.

Notas importantes:

  • O vice-capitão escolhido ganha pontos em duplicado apenas na jornada em que o adquiriu. 
  • Os extras do vice-capitão só estarão disponíveis antes do 1º jogo da Jornada.

 

12º Jogador: 30 créditos

Todas as jornadas é possível adquirir o 12º jogador para a sua equipa, de uma selecção de jogadores de outras Ligas Europeias que seleccionámos especialmente para esta jornada. 

É possível adquirir o 12º jogador com 30 créditos. Depois apenas terá que escolher uma das opções fornecidas para jogar na sua equipa.

Após ter escolhido o jogador, o 12º jogador aparecerá na página da sua Equipa.

Notas importantes:

  • Quando adquirir o 12º jogador, ele irá apenas pontuar pela sua equipa ao longo da jornada na qual ele foi seleccionado.
  • A pontuação do 12º jogador escolhido apenas é referente aos jogos da Liga Europeia em que ele jogar (incluindo os jogos da Taça) e que ocorram após o início do 1º jogo da jornada da Liga Portuguesa em que ele foi adquirido. Em caso de dúvida sobre o jogo em que o jogador selecionado pode ou não pontuar, essa informação estará visível por baixo de cada uma das opções disponíveis na página do 12.º jogador.
  • O 12º jogador não pode ser alterado ou transferido para fora da sua equipa depois de seleccionado.
  • Depois de terminada a jornada, o 12º jogador desaparece da sua página da Equipa, mas a sua equipa mantém os pontos que ele ganhou.
  • O total de pontos que a sua equipa ganhou com o 12º jogador irá aparecer na lista da Pontuação dos jogadores, na página da Equipa na lista específica para '12º Jogador’.
  • Sempre que um dos jogadores selecionados como opção para o 12.º jogador da jornada for suspenso ou se lesionar antes da jornada começar, este será substituído por outro jogador da mesma equipa.

 

Estacionar autocarro: 200 créditos

É possível duplicar os pontos de TODOS os seus defesas na jornada adquirindo este extra por 200 créditos.

Notas importantes:

  • Este extra duplica os pontos de todos os defesas da sua equipa na jornada
  • Apenas pode adquirir este extra antes do 1º jogo da jornada ter começado. Depois do 1º jogo da jornada ter iniciado, este extra “Estacionar Autocarro” já não estará disponível.
  • Se o seu capitão de equipa for um dos seus defesas, apenas terá pontos a duplicar para esse jogador. Não é possível acumular pontuações extra. Quando utiliza este extra, é recomendável seleccionar um jogador de outra posição para ser o capitão.
  • Assim que adquirir este extra, não poderá alterar nenhum dos seus defesas antes da jornada acabar.

 

Novo Onze: 600 créditos

Se pretender ter uma nova equipa, pode adquirir o extra ‘Novo Onze’ por 600 créditos.

Esta opção permite-lhe adicionar 11 transferências extra à sua equipa nessa jornada, como tal poderá alterar a equipa na íntegra se assim o desejar!

Nota importante:

  • Qualquer transferência que não utilizou durante a jornada e que adquiriu no extra ‘Novo Onze’, não pode ser utilizado numa próxima jornada.

 

Duplicar Pontos dos seus Avançados: 175 créditos

Os pontos de TODOS os avançados podem ser duplicados na jornada, bastando para isso activar o extra “Duplicar Pontos dos seus Avançados” com 175 créditos.

Notas importantes:

  • Este extra duplica os pontos de todos os avançados que joguem na equipa do utilizador durante aquela jornada – isto inclui avançados contratados.
  • Este extra só poderá ser activado antes do 1º jogo da jornada ter começado. Depois do 1º jogo ter começado, o extra “Duplicar Pontos dos seus Avançados” não estará disponível.
  • Se o seu capitão de equipa for um dos seus avançados, apenas terá pontos a duplicar para esse jogador. Não é possível acumular pontuações extra. Quando utiliza este extra, é recomendável seleccionar um jogador de outra posição para ser o capitão.
  • Assim que adquirir este extra, não poderá alterar nenhum dos seus avançados antes da jornada acabar.

Jornadas

O termo ‘Jornada’ refere-se a cada semana de jogo.

As Jornadas começam todas às 00:00 de terça-feira e decorrem até às 23:59 da segunda-feira seguinte. 

Mais informações sobre as jornadas:

  • A pontuação semanal é o número total de pontos que obtém no total dos jogos correspondentes a uma jornada.
  • Há 33 jornadas no total, sendo que a competição apenas teve início na jornada 8. 
  • Se pretender saber que jogo corresponde a que jornada, consulte a área do calendário das jornadas.
  • NOTA IMPORTANTE: No caso dos jogos adiados, a pontuação desses jogos será aplicada na jornada imediatamente seguinte à data da realização do jogo. E a pontuação será apenas atribuída aos jogadores que estiverem em campo no dia em que o jogo se realizar e não aos jogadores que estavam em campo quando o jogo foi adiado. Na semana em que o jogo se realizar, os jogadores das equipas irão receber pontos pelos jogadores dos clubes do jogo adiado e pelos restantes jogos desses clubes pertencente à jornada dessa semana. Todos os extras que são adquiridos para jogadores que não jogam, independentemente do motivo (lesão, castigo, jogo adiado…), ficam inutilizados e não podem ser recuperados. 

Final

A sua pontuação final e a sua posição no Ranking (e da sua Liga Privada) é o número total de pontos que a sua equipa acumulou desde a 1ª semana em que entrou na competição.

A pontuação final é referente ao total de pontos acumulados durante todas as jornadas da competição.

 

Mensal

A pontuação mensal é referente a toda a pontuação que a sua equipa acumulou nas jornadas realizadas no decorrer de um mês.

 

 

Com o frente-a-frente, pode jogar contra amigos numa competição semanal ou pontual, onde a sua equipa joga contra a equipa do seu amigo.

Se ganhar, ficará 1-0 contra o seu amigo. 

O objectivo é ter um desafio semanal que possa disputar com os seus amigos e, em paralelo, ver quem foi o melhor no final da temporada.

Para iniciar um “Frente-a-Frente” (irá ver algumas vezes abreviado como FaF) contra um amigo, clique na opção ‘FaF’ no Sub-Menu do Jogo.

 

Iniciar um FaF

Clique na opção “Iniciar” no menu FaF e depois ser-lhe-á dada a opção para iniciar “Serie Semanal”, ou “Pontual”

A opção ‘Serie Semanal’ estabelece automaticamente um jogo todas as semanas, começando na semana em que o utilizador está a iniciar o desafio.

A opção ‘Pontual’ irá estabelecer um desafio que irá ocorrer apenas uma vez, começando na semana em que o utilizador está a iniciar o desafio. Poderá voltar a desafiar o seu amigo no futuro, no entanto não será feito automaticamente.

Assim que o jogo “FaF” seja seleccionado, poderá encontrar um amigo para desafiar de várias formas:

  • (No separador “Pesquisar Utilizadores”) Seleccione a partir de uma lista de utilizadores na sua Liga Privada.
  • (No separador “Pesquisar Utilizadores”) Utilize a caixa de pesquisa para encontrar um amigo no jogo pelo nome.
  • (No separador “Convidar por Email”) Coloque o e-mail do seu amigo para o sistema enviar um convite directamente ao seu amigo. 

O Desafio é enviado para o utilizador que receberá uma notificação e um e-mail a informar que o desafiou.

A partir daí, poderão escolher se pretendem aceitar/rejeitar o desafio. Se aceitarem, o desafio começa!

 

Mais informação Frente-a-Frente

‘Os Meus Desafios’ mostra todos os seus desafios “activos” para a semana (ou seja, todos os desafios que foram aceites). ‘Desafios Pendentes’ mostra os desafios que estão à espera de serem aceites.

Se carregar no ícone “ver” num desafio individual na lista dos seus Desafios Activos, poderá ter acesso ao resultado actual e à equipa do seu adversário.

Quando alguém o desafia para um Frente-a-Frente, irá receber uma notificação no menu do site a informá-lo, e terá de aprovar todos os desafios que receber na página ‘Desafios Pedidos’.

Se receber um pedido e não o quiser jogar, clique em “Rejeitar”. Existe também a opção “Bloquear Utilizador” para o caso de outro utilizador continuar a enviar-lhe pedidos para os quais não quer jogar.

‘Histórico de Desafios’ mostra todos os seus desafios e resultados (ou seja, jogos da semana ganhos, perdidos ou empatados) de cada pessoa com quem jogou. Se carregar no desafio individual, irá ter acesso ao histórico dos resultados obtidos para cada um dos jogos individuais realizados durante a semana.

Se carregar no ícone “ver” num desafio individual poderá ver todos os detalhes históricos dos Frente-a-Frente.

Pode acabar uma Série de FaF, mas não o poderá fazer após ter começado o primeiro Jogo da Semana. Para acabar uma série clique no ícone “X” no desafio, ou em “Meus Desafios” ou “Histórico de Desafios”.